Prioridade é de pessoas desabrigadas ou desalojadas devido às inundações. A família habilitada para o benefício Auxílio Reconstrução receberá um pagamento de R$ 5,1 mil. Ruas de Porto Alegre alagadas em 14 de maio de 2024
Anselmo Cunha/AFP
A Prefeitura de Porto Alegre deu início, na manhã desta terça-feira (28), ao envio do primeiro lote de dados para o pagamento do Auxílio Reconstrução do governo federal.
O benefício começou a ser pago na segunda-feira (27), mas os moradores de Porto Alegre não receberam pois a prefeitura não havia encaminhado as confirmações dos dados das famílias.
???? Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
Até as 10h de terça, a prefeitura encaminhou informações de 24.516 famílias, com prioridade para aquelas que estão desabrigadas ou desalojadas devido às recentes inundações.
A família habilitada para o benefício Auxílio Reconstrução receberá um pagamento de R$ 5,1 mil, que deve ser pago em parcela única via PIX.
O Auxílio Reconstrução é uma medida emergencial destinada a apoiar famílias que sofreram com os impactos das fortes chuvas e cheias na região. O benefício já foi aprovado para 44,5 mil famílias de 15 cidades do RS, segundo o Ministério Extraordinário da Reconstrução.
No segundo lote de dados a ser encaminhado, a prioridade será dada ao Registro Unificado, qualificado pela Mancha de Inundação, que identifica as áreas mais afetadas pelas enchentes. Este processo está em andamento e, até o final da tarde de segunda-feira (27), a prefeitura já havia cadastrado 40.700 famílias.
LEIA TAMBÉM
Auxílio Reconstrução: famílias do RS já podem confirmar dados para receber benefício; entenda
Porto Alegre: água baixa no Centro, mas Zona Norte permanece alagada há 25 dias
RS tem previsão de rajadas de vento superiores a 100 km/h e chuvas fortes na Região Sul
O cadastramento para o Auxílio Reconstrução ocorre da seguinte maneira:
As prefeituras realizam o cadastro das famílias desalojadas ou desabrigadas, com informações pessoais e de endereço, no sistema do governo federal
Responsável pela família beneficiária confirma informações pela conta do gov.br
Caixa Econômica Federal realiza o pagamento em uma conta já existente ou abre uma nova conta para o beneficiário, que acessará o dinheiro com o aplicativo Caixa TEM
Auxílio Reconstrução do Governo Federal começa a ser pago esta semana
Como realizar o Registro Unificado
Para garantir que as famílias afetadas possam acessar o auxílio, a Prefeitura de Porto Alegre disponibiliza duas formas de realizar o Registro Unificado:
Plataforma online: O registro é feito, preferencialmente, por meio da plataforma online, disponível no site da prefeitura.
Locais físicos: Os espaços estão igualmente disponíveis no site da prefeitura.
O benefício
O governo federal criou o benefício, pago em parcela única via PIX, para socorrer as famílias que perderam bens pessoais e renda em razão das chuvas históricas no estado.
O cadastro da prefeitura é a primeira etapa para que o pagamento do benefício ocorra. Depois, os dados são conferidos pelo governo federal. Com o pagamento autorizado, o responsável pela família a receber o benefício precisa confirmar a solicitação pela internet.
Para colher as informações dos atingidos, a prefeitura da Capital criou o Registro Unificado, que pode ser acessado pela internet. Quem ainda não se registrou, pode se cadastrar.
Vídeos: Tudo sobre o RS
Publicada por: RBSYS