No final de semana, a água da lago avançou e alagou bairros da Capital. Água do Guaíba avança sobre a região da Orla
Fernando Oliveira/Arquivo Pessoal
O nível do Guaíba, em Porto Alegre, ficou abaixo da cota de alerta na noite de segunda-feira (1º), primeira vez desde 19 de junho – há 12 dias.
???? Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
A cota de alerta é de 3,15 metros, chegou a 3,14 metros às 22h30 de segunda e, às 5h15 desta terça-feira (2), estava em 3,14 metros, de acordo com medição feita pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA).
Conforme o Serviço Geológico do Brasil (CPRM), "cota de alerta" indica "possibilidade elevada de ocorrência de inundação". No Guaíba, o lago transborda quando atinge 3,6 metros.
No último final de semana, apesar do Guaíba não ter chegado aos 3,6 metros, por causa do vento forte, ao atingir 3,48 metros, a água avançou sobre bairros da Região Sul da Capital. Ruas ficaram alagadas, mas ninguém precisou sair de casa.
A tendência é de queda no nível de Guaíba, de acordo com o Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Recorde histórico em maio
O nível do Guaíba chegou ao nível mais alto da história em maio durante as enchentes que atingiram a Capital: 3,55. Bairros da cidade foram tomados por água. Pontos impostos de Porto Alegre alagaram, como a estação rodoviária, o aeroporto e os estádios de futebol. Moradores de bairros tiveram que sair de casa.
Publicada por: RBSYS