Operação Voo Livre cumpriu dois mandados contra o tráfico de animais silvestres na região.
Segundo a polícia, duas espécies encontradas no local estão ameaçadas de extinção.
105 aves silvestres são resgatadas pela Polícia em Santa Clara do Sul A Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente apreendeu, na manhã desta quarta-feira (3), 105 aves silvestres em uma casa em Santa Clara do Sul, a 130 km de Porto Alegre.
Ninguém foi preso.
Os animais estavam em um cativeiro sem autorização da autoridade ambiental.
De acordo com a polícia, entre os animais havia pelo menos duas espécies ameaçadas de extinção, o cardeal-amarelo (veja foto abaixo) e o bico-de-pimenta.
Polícia apreendeu 105 aves silvestres em uma casa em Santa Clara do Sul, inclusive espécies ameaçadas de extinção, como o cardeal-amarelo Polícia Civil/Divulgação Segundo a delegada Samieh Saleh, o proprietário da residência deve responder em liberdade por crime ambiental.
O artigo 29 da Lei de Crimes Ambientais prevê pena de 6 meses a 1 ano e multa por manter em cativeiro espécimes da fauna silvestre sem autorização.
''[A pena] será aumentada pela metade, tendo em vista que o crime foi praticado contra espécies ameaçadas de extinção.
Além disso, o suspeito poderá responder pelo artigo 69 da Lei de Crimes Ambientais, por ter tentado soltar os pássaros quando a polícia chegou'', afirma ela.
A operação contou com apoio da Secretaria Estadual de Meio Ambiente para cumprir dois mandados de busca e apreensão, que foram expedidos para investigar o tráfico de animais silvestres no estado.
As aves foram entregues ao Ibama, que deve encaminhá-las a uma instituição especializada em reabilitação de animais silvestres, onde receberão tratamento para que possam voltar à natureza.
Proprietário da residência onde foram apreendidos os pássaros deve ser enquadrado na Lei de Crimes Ambientais Polícia Civil/Divulgação VÍDEOS: Tudo sobre o RS
Publicada por: RBSYS
Copyright © 2025 Rádio Liderança Web Sul. Todos os direitos Reservados.