Semana começou com a instabilidade ganhando força.
Municípios de diferentes regiões registraram queda de granizo.
Instabilidade climática em Taquara Observatório Espacial Heller & Jung/Divulgação Cidades do RS registram queda de granizo A semana começou com a instabilidade ganhando força em todo o Rio Grande do Sul.
A Defesa Civil do estado e o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiram alertas de temporais.
O comunicado da Defesa Civil é para "chuvas intensas, descargas elétricas, eventual queda de granizo e vento forte".
O aviso é válido até às 16h desta segunda-feira (16).
Já o Inmet alerta para perigo de temporais em toda a região do estado, indicada no mapa pela cor laranja.
Veja abaixo.
De acordo com Instituto, a chuva pode chegar a 100 milímetros ao longo do dia.
Há previsão de ventos intensos (entre 60 e 100 km/h) e queda de granizo.
O comunicado tem validade até às 23h59 desta segunda.
Alerta do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Inmet/Divulgação Há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos, segundo o Inmet.
Um segundo alerta indica grande perigo para tempestades severas no Norte e parte do Noroeste do RS, entre segunda e terça (17).
Segundo o Inmet, as regiões estão sob risco de danos em edificações, corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores, alagamentos e transtornos no transporte rodoviário.
Norte e parte do Noroeste do RS têm alerta de grande perigo para tempestades severas segundo o Inmet Reprodução/Inmet Os alertas existem para que haja tempo suficiente para avaliar a situação e evitar ou reduzir riscos causados por eventos naturais como tempestades.
Caso haja necessidade de ajuda por parte da Defesa Civil ou do Corpo de Bombeiros, é possível ligar para os telefones 199 e 193.
Defesa Civil do RS emitiu alerta para temporais Reprodução/Defesa Civil Granizo pelo estado Em Garibaldi, na Serra, vários bairros registraram queda de granizo.
As pedras de gelo ficaram acumuladas nos pátios das casas.
Em Erechim, no Norte do estado, uma chuva rápida, que durou cerca de dois minutos, veio acompanhada de pedras de gelo.
Não há informações sobre estragos no município.
Registro de queda de granizo em Erechim, no Norte do RS Arquivo Pessoal Em Santa Maria, na Região Central, em São Borja, na Fronteira Oeste, e em Canoas, na Região Metropolitana de Porto Alegre, também foi registrada queda de granizo.
De acordo com a Climatempo Meteorologia, o granizo se forma em nuvens de grande extensão vertical, chamadas de cumulonimbus.
As pedras de gelo caem quando ficam pesadas e as fortes correntes ascendentes que existem dentro dessas nuvens não conseguem mais sustentá-las no ar.
Cidades do RS registram queda de granizo Registro da instabilidade em Cruz Alta nesta segunda-feira (16) Reprodução/RBS TV VÍDEOS: Tudo sobre o RS
Publicada por: RBSYS
Copyright © 2026 Rádio Liderança Web Sul. Todos os direitos Reservados.