Grupos Tchê Guri e Musical JM animarão baile, em junho, no CTG Pousada da Figueira, em Porto Alegre.
Integração também está prevista para agosto na Sociedade Gaúcha de Lomba Grande, em Novo Hamburgo, com Rainha Musical, Os Monarcas, Porto do Som e João Luiz Corrêa.
MTG disse que não vai comentar o assunto.
Musical JM Divulgação Uma bem vinda, porém nem sempre aceita integração entre os ritmos de bailão e fandango começa a ganhar corpo em entidades tradicionalistas da Região Metropolitana de Porto Alegre: a união entre grupos de música regional e de bandinhas.
No dia 7 de junho, o CTG Pousada da Figueira, de Porto Alegre, exemplo de inclusão e sustentabilidade, promove baile com o Musical JM (do hit 'Pegando ônibus') e o Tchê Guri.
"Queremos trazer para o galpão quem não conhece a cultura gaúcha e a entidade.
Nossos alunos dos cursos de fandango estarão pilchados para mostrar ao público do "bailão" a riqueza da nossa cultura.
Assim, queremos trazer mais pessoas pra dentro do CTG.
Nossos galpões sempre estiveram de portas fechadas para este público, e nós temos que resgatar", explica o patrão João Guterres.
Objetivo cumprido: os 1 mil ingressos colocados à venda antecipadamente estão quase esgotados.
Com razão, Guterres entende que a pandemia foi um momento de reflexão, pois atualmente as entidades "andam devagar", com fuga de integrantes de invernadas de danças.
O vocalista do grupo Tchê Guri Lê Vargas, que sofreu muito preconceito na época da chamada "tchê music", compartilha o mesmo raciocínio.
"Essa ação vem ao encontro de tudo o que falamos há 30 anos, abrir as portas dos CTGs para as pessoas que não consomem nossa cultura.
Talvez esse público do JM jamais entraria para o CTG, mas através da música de bailão, vai entrar", pondera Vargas, lembrando que esse tipo de integração já acontece no interior.
Tchê Guri Divulgação O cantor também ressalta que são várias as etnias que formam o gaúcho, inclusive a germânica, origem das bandinhas.
Mescla que, inclusive, foi tema da Semana Farroupilha em 2022.
Vocalista do Musical JM, o cantor Charles Nunes está animado com a integração.
"Quem mais ganha é o público.
Vai ser muito legal dividir o palco com os amigos do Tchê Guri e levar essa cultura através da música para nossos fãs.
Com certeza será um grande evento", exclama Charles.
No dia 1º de agosto, outro encontro histórico entre fandango e bailão deve acontecer em Novo Hamburgo.
Anualmente, a Sociedade Gaúcha de Lomba Grande já promove a integração entre cultura gaúcha e alemã através do "Fandankerb", mistura de fandango com festa tradicional germânica.
Agora, pela primeira vez, grupos de ambos os estilos serão contratados para animar a noite, com Os Monarcas, Porto do Som, Rainha Musical e João Luiz Corrêa, que juntos acumulam 200 anos de história.
Procurado para comentar a novidade, o MTG disse que não vai se manifestar.
VÍDEOS: Tudo sobre o RS
Publicada por: RBSYS
Copyright © 2025 Rádio Liderança Web Sul. Todos os direitos Reservados.