Data de 12 de novembro, que trata do símbolo, foi fixada por lei em 1986, mas nunca celebrada.
Balão com as cores da bandeira do RS Arquivo pessoal No dia 12 de novembro, o "mais belo balão da Terra" vai colorir os céus do Vale do Taquari, especialmente em Encantado.
O sobrevoo vai levar uma mensagem de esperança a todas as famílias atingidas pela passagem de um ciclone extratropical que causou 51 mortes na região.
O balão, que tem as cores da bandeira do Rio Grande do Sul, também vai voar ao lado do Cristo Protetor, monumento religioso que já recebeu mais de 220 mil visitantes de diferentes países.
A atração foi destaque na última edição do Festival de Balonismo, em Torres, no Litoral Norte.
O responsável por construir a bandeira em formato de balão foi o piloto Luis Fernando Gatto, de 40 anos.
Ele concentrou todas as suas economias no projeto, iniciado em 2015.
"Queria muito presentear meus pais, para que pudessem em vida ter o orgulho de ver o seu filho levar adiante tudo aquilo que aprendeu com eles.
E tocar o coração de nossas crianças com esse lindo balão que nos representa muito", explica Gatto.
Luis Fernando Gatto, o dono do balão com as cores da bandeira do RS Arquivo pessoal A data para o sobrevoo não foi escolhida à toa.
A lei 8.
162 aprovada em 1986 fixou o 12 de novembro como o Dia da Bandeira do Rio Grande do Sul.
O dia, no entanto, era praticamente desconhecido, e a descoberta aconteceu por acaso.
Ainda no ano passado, conversei com o então deputado Beto Fantinel, hoje secretário de Assistência Social do governo do RS e ativista pela cultura gaúcha, sobre a necessidade de termos uma data para celebrar esse símbolo não querido por todos nós.
Ele estava prestes a apresentar um projeto para propor uma data, a partir de uma pesquisa feita pelo historiador Fraga Cirne, quando identificou essa lei, já existente.
O texto justifica o dia escolhido para a celebração.
"O Dia da Bandeira do Rio Grande do Sul será comemorado no dia 12 de novembro, data de sua criação em 1836, quando o governo da República Sul-Riograndense instalado em Piratini, baixou decreto criando o pavilhão dos Farroupilhas", explica o projeto aprovado na época.
Então, chegou a hora de comemorar essa data tão especial.
No dia 12 de novembro, vamos colorir o Rio Grande de amarelo, verde e vermelho, e celebrar o orgulho que (ainda) temos em sermos gaúchos? E nada melhor que começar pelo Vale do Taquari, com o balão voando ao lado do Cristo Protetor para pedir bênçãos a esta região tão querida! Balão com as cores da bandeira do RS sobrevoa céus de Torres Arquivo pessoal VÍDEOS: Tudo sobre o RS
Publicada por: RBSYS
Copyright © 2026 Rádio Liderança Web Sul. Todos os direitos Reservados.