Decisão foi possível devido ao alto volume de chuva registrado no município no mês de julho.
Panorama da Barragem Sanga Rasa já é diferente após chuvas registradas em julho Reprodução / RBS TV Após mais de seis meses de racionamento de água, o Departamento de Água e Esgotos de Bagé (Daeb) anunciou o fim da medida no município da Campanha a partir desta segunda-feira (17).
A iniciativa é justificada pelo alto volume de chuva que atingiu a cidade no mês de julho, que já é superior à média histórica para o mês em Bagé.
O racionamento, que foi anunciado em 14 de janeiro deste ano, iniciou em seis horas diárias de desabastecimento.
Em maio, o corte no fornecimento de água chegou a 18 horas.
Ele chega ao fim neste 17 de julho, aniversário de 212 anos do município, após 184 dias.
Segundo a prefeitura de Bagé, o problema histórico de abastecimento de água será solucionado com a construção de uma nova barragem, que está com 45% dos trabalhos concluídos.
“Esta foi uma das maiores estiagens dos últimos anos.
Para não colapsar, realizamos diversas medidas, além do racionamento.
Mais uma vez agradecemos à população por toda a compreensão ao longo deste período”, comenta o diretor-geral do Daeb, Franco Alves.
???? O que fez terminar o racionamento? O volume de chuva que atingiu o município no mês de julho.
De acordo com medição realizada na estação de tratamento de água do Daeb, o acumulado de chuvas para o mês de julho foi de 178,1 mm até a última sexta-feira (14).
A média histórica para o município é de 130,5 mm, de acordo com a Climatempo.
Assim, os reservatórios de água de Bagé foram preenchidos substancialmente.
Segundo o Daeb, a barragem da Sanga Rasa, a principal de Bagé, está 2,5 metros abaixo do normal, quando já esteve mais de 10 metros abaixo em abril.
Além disso, as barragens Piraí e Emergencial estão cheias, o que permitiu a flexibilização das medidas.
???? Relembre o racionamento Em 14 de janeiro de 2023, com a forte estiagem que atingiu a Campanha, foi decretado o racionamento de seis horas no município, que foi ampliado para 12 horas em 26 de janeiro.
À época, a barragem da Sanga Rasa estava 4,5 metros abaixo do normal, enquanto a do Piraí estava mais de 3 metros aquém da normalidade.
Além disso, a prefeitura passou a deslocar caminhões-pipa para abastecer a população.
Em março de 2023, o racionamento foi ampliado para 15 horas na cidade, medida que foi estendida para 18 horas em 1º de maio.
Naquele momento, a Zona Oeste de Bagé passou a ter água das 6h até o meio-dia, enquanto a Zona Leste era abastecida das 18h até a meia-noite.
Essas seis horas se referiam ao período em que a água seria liberada na rede, não necessariamente ao tempo em que estaria à disposição nas torneiras.
Em março, moradores de Bagé relataram desafios da rotina com racionamento de água de 15 horas "Desde que iniciou esse racionamento, quando era 6 horas, sempre foi difícil, porque a água era pra chegar 15h mas ela nunca chega antes das 22h, 23h, às vezes até meia-noite, quando chega para subir na caixa.
E agora que aumentou para 15 horas, simplesmente não chega nem na caixa do banheiro", lamentou Jandir Paim, morador do bairro Ivo Ferronato, à reportagem da RBS TV em março de 2023, quando o racionamento estava em 15 horas diárias.
Ainda em maio, o período diário de desabastecimento voltou a ser de 15 horas, com as nove horas de fornecimento sendo mantidas até este fim de semana.
???? O que foi feito para solucionar o problema? De acordo com a prefeitura de Bagé, o problema do abastecimento de água em períodos de forte estiagem, como em 2023, será encerrado a partir do ano que vem.
Isto porque a construção de uma nova barragem, a quarta do município, está 45% concluída.
A prefeitura aponta que, antes mesmo da conclusão dos trabalhos, que estão sendo executados desde março de 2022 através de uma parceria com o Exército, haverá um acúmulo de água provisório que terminará com o problema de desabastecimento ao final do próximo ano.
"Isso permitirá que a partir do final de 2024 já tenhamos uma reserva de água suficiente para não sofrermos mais com racionamentos.
A reserva de água obtida será suficiente para atender o consumo da população, já antes de termos finalizado a obra da Barragem de Bagé", afirma Divaldo Lara (PTB), prefeito do município.
A conclusão das obras, que são avaliadas em R$ 55 milhões pela prefeitura, estão previstas para o final de 2025.
Os trabalhos são executados pelo 1º Batalhão Ferroviário do Exército e as verbas foram garantidas pela União, por intermédio do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional.
VÍDEOS: Tudo sobre o RS
Publicada por: RBSYS
Copyright © 2026 Rádio Liderança Web Sul. Todos os direitos Reservados.