Luciana Borba estavam em cidades diferentes quando a inundação atingiu o estado. Secretaria Municipal de Saúde diz que garoto tinha acesso a medicamentos, e que busca poderia ser feita por terra. Luciana Borba e o filho Davi após o resgate pelos Bombeiros
Arquivo Pessoal/Reprodução
Um menino autista que estava com a avó em um abrigo da prefeitura de Sertão Santana (RS), a cerca de 100 quilômetros de Porto Alegre, foi buscado pela mãe na manhã desta quinta-feira (9) com o auxílio de uma aeronave do Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Sul.
(ATUALIZAÇÃO: na publicação desta reportagem, o g1 errou ao informar que Davi estava ilhado. Na verdade, ele estava em um abrigo e com acesso a medicamentos, segundo a Secretaria de Saúde de Sertão Santana. A informação foi corrigida às 9h15 desta sexta-feira, 10.)
“Minha mãe não tinha mais condições de cuidar do Davi e eu fiz chamada em vídeo com ele, ele estava inquieto. Mas eles foram muito bem atendidos no abrigo. Posso dizer que foram assistidos com todo amor e carinho", diz Luciana Borba, mãe de Davi.
Luciana, que mora em Gravataí, conta que levou Davi para a casa da avó em Eldorado do Sul em 1º de maio – o garoto tinha uma consulta marcada na cidade para o dia seguinte. Nesse dia, entretanto, as chuvas se intensificaram e a avó e o garoto foram levados para a prefeitura da cidade. Em 3 de maio, foram para o abrigo em Sertão Santana.
Na quarta (8), uma semana depois de se separar do menino, Luciana um fez apelo ao vivo por ajuda para buscar o filho.
"Eu sou mãe do Davi. Ele é autista e está em surto, sem medicamento. Estou desesperada, mas para acessar onde ele está preciso de uma aeronave. Estou batendo em tudo que é porta", disse a mãe à GloboNews."Eu não consigo contato com ele. Ele não quer nem falar comigo, porque acha que eu o abandonei. São apenas cinco anos", disse.
Repórter da Globonews abraça mulher que tenta resgatar filho autista
Segundo Luciana, o Exército chegou a oferecer ajuda na mesma quarta (8), mas as chuvas impediram o trabalho. Na manhã de quinta (9), um helicóptero do Corpo de Bombeiros levou a mulher para encontrar o filho, contou a mãe.
Em nota, a Secretária Municipal de Saúde de Sertão Santana , Isaura Bombardelli, negou que Davi estivesse ilhado, mas, sim "seguro e protegido em nosso abrigo", onde "recebeu todo o suporte necessário, incluindo acesso a medicamentos e cuidados médicos adequados".
A secretária afirmou, ainda, que a cidade tem total acesso a cidades asfaltadas, e que não seria necessário buscar Davi de helicóptero.
Luciana afirma que o acesso pelas estradas significaria uma viagem de 8 horas de ida e 16 horas de volta, e que os bombeiros, cientes disso, decidiram por fazer o voo para buscar o Davi.
Agora, segundo ela, é momento de reconstruir e ficar junto da família.
Luciana ao lado dos filhos, em casa, após o resgate.
Arquivo Pessoal/Reprodução
???? O ASSUNTO: Tragédia no RS: como crianças chegam, são recebidas e cuidadas em abrigos durante enchentes
???? Para quem doar: saiba como ajudar as vítimas do sul
Davi recebeu uma camisa do Corpo de Bombeiros após ser resgatado.
Arquivo Pessoal/Reprodução
Publicada por: RBSYS